sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

DEUS É ASSASSINO

DEUS É ASSASSINO

O assassino continua a solta


            Nesta última quarta-feira, véspera de um ano dos assassinatos de jornalistas por fanáticos muçulmanos, o jornal satírico Charlie Hebdo publicou na capa uma imagem de Deus com um fuzil nos ombros e a legenda: “o assassino continua a solta.”
            “É a própria ideia de Deus que nós, no Charlie, contestamos”, diz o cartunista Riss.
           O Vaticano foi o primeiro a estrilar. Penso que poderíamos deixar por conta do Todo Poderoso tomar as dores  contra a blasfêmia, a não ser que alguém entenda que Deus é o braço armado nas mãos dos terroristas do estado islâmico e assemelhados.
            O sinônimo e conceito de ideia são amplos e tem uma fartura de significados.      Alguns deles:
         Imagem, abstração, conceito, concepção, compreensão, noção, percepção, arbítrio, mente, pensamento, opinião, ponto de vista.
            A crítica do Charlie é clara: o EI está matando em nome de Deus.
            A ideia do monoteísmo surgiu com Zaratustra e foi adotada por  Abrahão há milênios de anos, numa época em que os povos eram politeístas e tinham seus próprios deuses, como os egípcios, os fenícios, os hititas, os sumérios, assírios, caldeus, filisteus, amorreus, gregos e romanos.
            O Deus de Abrahão foi aclamado por cristãos e muçulmanos porque acreditam nos relatos dos textos bíblicos e no Alcorão, redigidos por escribas em uma época primitiva, com uma ciência rudimentar.  As crenças da época, no sobrenatural, nas bruxarias, feitiços, poções mágicas e entidades folclóricas subsistiram até hoje.
            Mas quem é o Deus de Abrahão, que a maioria da humanidade cultua e acredita ser o único criador dos céus e da terra?
            Aí o bicho começa a pegar.
        Vou logo avisando que tenho o meu Deus que não é o de feitiço, nem de bruxarias, nem exterminador no passado, no presente e no futuro. Agora, se alguém quiser continuar acreditando em um Deus punitivo que vai promover um apocalipse para extinguir a raça humana e o planeta terra em troca de um céu imaginário para alguns eleitos, que fique com ele, mas eu estou fora.
            Mas o que é Deus ou quem é Deus revelado nas escrituras?
            Deus é construído na nossa mente, à nossa imagem e semelhança.
            O Deus dos hebreus era assassino?
        Ele teria mesmo matados os filhos dos egípcios para que o faraó libertasse os hebreus da escravidão? Você acredita nisso? Os sectários do estado islâmico acreditam.
          Deus destruiu Sodoma e Gomorra e sua população porque as cidades estavam corrompidas pelo pecado e praticavam o homossexualismo? Você acredita nisso? Os assassinos do estado islâmico acreditam.
            Deus teria enviado um dilúvio porque os habitantes da cidade que Noé habitava eram ímpios e, em consequência, provocou a morte de crianças inocentes, dos animais e a destruição da vegetação do planeta? Você acredita nisso? Os terroristas do estado islâmico acreditam.
            Cada povo, cada religião faz a imagem de Deus conforme sua própria imagem e semelhança.               Por isso seus rituais e exigências específicas se diferenciam.
            Alguns dizem que Deus é mulher, outros que Jesus era gay.

            O deus do estado islâmico é um assassino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário