quinta-feira, 1 de outubro de 2015

O DIABO ESTÁ AQUI


O DIABO ESTÁ AQUI


De certa feita travei um embate  com um pastor sobre o diabo. Ele acreditava piamente em Satanás. Eu argumentava que não passava de uma bobagem da mente humana.  Afirmei que o diabo era a nossa consciência negativa, isto é, toda vez que erramos colocamos a culpa no diabo, uma autodefesa. Quando reconhecemos nossos próprios erros é a nossa consciência positiva atuando.

Ele se referia ao nome do diabo com D maiúsculo enquanto eu sempre fiz questão de usar o d minúsculo. Acho que a forma maiúscula ou minúscula significa o respeito que você dá ao personagem. É o mesmo tratamento que dou ao Deus verdadeiro e ao falso deus.

Uma das histórias bíblicas mais incríveis, que me deixa abismado como pregadores fazem uso da mesma para tirar ensinamentos edificantes  foi uma aposta feita entre Satanás e Deus. Acreditem, está relatado nas Escrituras que Deus fez uma aposta com Satanás sobre a fidelidade de Jó, a quem Deus considerava um homem íntegro, irrepreensível e fiel. Mesmo assim, Deus caiu na tentação, aceitou a incitação de Satanás e deixou que a provocação do anjo do mal punisse homem tão justo. Sobre essa história já fiz a minha crítica no livro Apontamentos e Desapontamentos.

Para finalizar meu ponto de vista, na contenda
 com o pastor, arrematei dizendo que no dia que encontrasse o diabo iria tratá-lo a tapas e pontapés. Não sei se por medo ou respeito ao diabo o pastor parou por aí.

 Deus, se é Deus, não permitiria que um ser maligno poderoso pudesse se impor diante do indefeso ser humano para que este ficasse à mercê de forças tão desproporcionais que não sejam as da própria natureza.  Se Deus não detém a força dos maremotos, dos terremotos, vulcões, inundações, então vamos acreditar que por trás desses fenômenos está Satã? Sinceramente, não perco tempo com tal personagem da mitologia judaica, cristã e islamita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário